Glossário do Taekwondo Glossário do Taekwondo

Voltar para o glossário

Coréia do Sul História do Taekwondo

   Os primórdios das artes marciais podem traçar o passado da história do homem. Antes do início das primeiras civilizações, os seres humanos tiveram que aprender a usar suas mãos e pernas em defesa da própria sobrevivência.
   Pode-se dizer que há mais de 3 milênios o povo coreano começava a praticar artes marciais. Ching Heung, o vigésimo quarto rei da Dinastia Silla, teria sido o primeiro monarca a treinar seu corpo de oficiais de elite no Hwa Rang Do, arte de combate livre.
   Aqueles jovens aristocratas guerreiros treinavam ferozmente sobre montanhas e gelados rios até a época da união da península coreana.
   O Soo Bak, forma primitiva de Taekwondo, eventualmente ganhou fama durante as Dinastias de Silla e Koguryo por seus movimentos similares ao Taekyon e ao Jujitsu. Alguns historiadores acreditam que muitas formas de combate orientais, incluindo a concepção espiritual da arte, tenham se desenvolvido na Coréia segundo o Hwa Rang Do. Essas novas formas, chamadas de Soo Bak Gi, teriam sido apresentadas na China como Kwon Bup e no Japão como Karatê.
   Durante a Dinastia Koryo ( 918 - 1392 ), vinte e cinco posturas estavam sendo desenvolvidos por mestres de Soo Bak Gi, movimentos esses similares ao Taekwondo moderno, pelo que se pode ver através de estátuas e gravuras antigas encontradas na Coréia. Após o fim da Dinastia Koryo, o Soo Bak Gi começou a declinar e continuou declinando até o final da Dinastia Yi.
   Quando a Coréia sofreu o domínio japonês, ficou proibida a prática de suas artes marciais. Mesmo assim, Song Duk Ki e Han Il Dong, dedicados praticantes, conseguiram manter entre o povo coreano a tradição do Tae Do ou Taekyon durante esse negro período.
   Em 1945, finalmente liberta, a Coréia pôde ver seus velhos mestres abrirem várias escolas sob os mais diversos nomes: Kong Soo Do, Soo Bak Do, Tang Soo Do e outros. O General Choi Hong Hi começou então a ensinar artes marciais para alguns militares e chegou a dar uma demonstração, em 1952, para o presidente coreano Rhee que, vivamente impressionado, ordenou a todos os seus soldados que treinassem o sistema.
   Em 1955, os diversos estilos coreanos (Kwans de Taekyon) fundiram-se em um só que veio a ser chamado de Tae Soo Do e finalmente Taekwondo.
   Em 1966 o General Choi Hong Hi cria a International Taekwondo Federation, ITF.
   Em 1972 o General Choi saiu da República da Coréia e transferiu a sede da ITF de Seul, para Toronto que fica na província de Ontário no Canadá.
   Montreal foi a cidade onde foi realizado o 1º campeonato mundial sob a égide da ITF , isto já no ano de 1974.
   Em 1975 termina o desenvolvimento dos Hyongs (Poomsae, Tuls) da nova arte.
   Em 25 de janeiro de 1971, é eleito para presidente da Korea Taekwondo Association, KTA, o Sr. Un Yong Kim. Devido a problemas internos, o General Choi, transfere a sede da ITF para Montreal, Canadá, em 1973. Foi criada então a The World Taekwondo Federation, WTF, com a finalidade de reorganizar a arte e buscar seu reconhecimento mundial. Assume a presidência da entidade, eleito por unanimidade, o Sr. Um Yong Kim. Ainda em 1973 acontece o primeiro campeonato mundial de Taekwondo, com a participação de 200 atletas e 22 países. Foi um passo decisivo para a divulgação mundo afora. O Taekwondo tomava o restante da Ásia em 1974, a Europa e Oriente Médio em 1976, e em 1978 já era disputado em Jogos Pan-americanos. Em 1979 chegava a África.

Voltar para o glossário

Notícias
01
Jul

Brasil encerra o Mundial de Taekwondo sem medalhas pela 1ª vez desde 2011
11:09
O Brasil encerrou nesta sexta-feira a sua participação no Mundial de Taekwondo...
26
Jun

Federação de Taekwondo muda nome para evitar problemas com sigla
16:37
Uma ma situação inusitada envolveu a Federação Internacional de Taekwondo. Nes...
16
Jun

Relatório de Encontro dos árbitros para os 61º Jogos Regionais.
17:35
Em 18 de junho de 2017, seguindo o agendamento publicado, recebemos na Academi...
28
Jul

60º Jogos Regionais – 2ª Região Esportiva, Caraguatatuba.
13:54
ATIVIDADES: 21 DE JULHO 19:05 O congresso especifico foi aberto pelo superviso...
28
Jul

60º Jogos Regionais – 1º Região Esportiva, São Bernardo do Campo.
13:43
1º dia – Congresso Específico (14/07/2016) Às 15:00h a equipe de arbitr...
Ação social
  • Antidrogas
Enquete
  •  
  • Vocês concordam com a renovação de todos os atletas da Seleção Brasileira de TKD?
  •  
  •