Glossário do Taekwondo Glossário do Taekwondo

Voltar para o glossário

Brasil História do Taekwondo no Brasil

   Em julho de 1970, chega ao Brasil o Grão Mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pelo presidente da ITF, com o objetivo de implantar e difundir o Taekwondo.

   Cumprindo a missão a ele confiada, foi fundada a primeira academia de Taekwondo no Brasil, em 08 de agosto de 1970, a atual Academia Liberdade, no bairro da Liberdade em São Paulo. A sua fundação deu-se frente a diversas dificuldades, as principais foram o idioma português, a forma verbal da comunicação, e os hábitos e costumes do povo brasileiro.

   Entretanto as dificuldades foram sendo superadas num tempo muito mais rápido que o previsto inicialmente, talvez por ter sido este esporte muito bem aceito pelo povo brasileiro.

   Logo após a chegada do primeiro Grão Mestre ao Brasil, outros mestres das elites coreanas vieram para difundir e ensinar o Taekwondo no país, foram eles: Woo Jae Lee para o Rio de Janeiro, Chang Seun Lim para Minas Gerais, Jung Do Lim para a Bahia, Soon Myong Choi para o Distrito Federal, Ju Yol Oh para Pernambuco, Te Bo Lee para o Rio Grande do Sul, Hong Soon Kang para o Paraná e Sung Jang Hong para o Espírito Santo, entre outros.

   O Grão Mestre Woo Jae Lee introduz o Taekwondo no Rio de Janeiro em março de 1972, na Escola Americana, e um ano após sua chegada em 19 de janeiro de 1973, este promove a 1ª competição de Taekwondo em nosso país: o Campeonato Carioca. No mesmo ano, em julho, realiza-se em São Paulo, o I Campeonato Brasileiro de Taekwondo, no ginásio do Pacaembu.

   Devido ao sucesso no Brasil, é criado um departamento especial de Taekwondo na Confederação Brasileira de Pugilismo em 1974, reconhecendo o Taekwondo como esporte brasileiro pelo Conselho Nacional de Desportos (CND). No dia 21 de fevereiro de 1987, o Taekwondo obteve a aprovação do CND com a homologação estatutária da Associação Brasileira de Taekwondo (ABT) e sua vinculação ao Comitê Olímpico Brasileiro. No dia 6 de dezembro de 1990 com a reforma estatutária da ABT, transforma-se na Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), presidida pelo Grão Mestre Yong Min Kim.

Voltar para o glossário

Notícias
01
Jul

Brasil encerra o Mundial de Taekwondo sem medalhas pela 1ª vez desde 2011
11:09
O Brasil encerrou nesta sexta-feira a sua participação no Mundial de Taekwondo...
26
Jun

Federação de Taekwondo muda nome para evitar problemas com sigla
16:37
Uma ma situação inusitada envolveu a Federação Internacional de Taekwondo. Nes...
16
Jun

Relatório de Encontro dos árbitros para os 61º Jogos Regionais.
17:35
Em 18 de junho de 2017, seguindo o agendamento publicado, recebemos na Academi...
28
Jul

60º Jogos Regionais – 2ª Região Esportiva, Caraguatatuba.
13:54
ATIVIDADES: 21 DE JULHO 19:05 O congresso especifico foi aberto pelo superviso...
28
Jul

60º Jogos Regionais – 1º Região Esportiva, São Bernardo do Campo.
13:43
1º dia – Congresso Específico (14/07/2016) Às 15:00h a equipe de arbitr...
Ação social
  • Antidrogas
Enquete
  •  
  • Você concorda com a forma de seletiva adotada pela CBTKD, para os Jogos Olímpicos?
  •  
  •